Casa e decoração

08 de Maio de 2019

"Casas do Futuro" - Uma Realidade em Nosso Presente


"Casas do Futuro" - Uma Realidade em Nosso Presente

Eu aposto que você já andou pensando em domótica, ou até já esteve em um ambiente pensado a partir deste princípio.

Apesar do nome estranho a domótica está mais presente em nosso cotidiano do que se imagina. Termo que se refere ao controle da casa através da tecnologia. Mais simples do que o nome sugere, não é? Essa palavra vem do latim, para falar das casas inteligentes e conectadas, sendo a junção de domus (casa) com robótica.

A tecnologia evolui a cada segundo, e claro que sua presença é cada vez mais natural em nosso cotidiano, sem dúvidas sua integração com a arquitetura torna tudo ainda mais prático e até econômico.

As casas inteligentes oferecem conexão e controle aos moradores, gerando consequentemente mais conforto. E sim, sistemas de automação podem trazer economia para você, afinal, eles oferecem uma integração tão simples quanto qualquer aplicativo em seu celular.

A automação residencial nos permite controlar persianas, câmeras de segurança, interfones, eletrodoméstico, sistema de climatização, sistemas de som e luz, portas e portões de acesso, sensores de presença, projetores e até a irrigação dos jardins!

E é justamente por isso que nos oferece economia. Com a automação do sistema de iluminação e climatização da casa, por exemplo, evitamos o desperdício, conseguindo diminuir o consumo e a conta de luz.

O consumo de água também entra na economia, o que nos faz perceber a junção de duas grandes tendência. Tecnologia e sustentabilidade trabalhando junto para entregar relevância aos consumidores de todas as áreas.

Quanto a instalação desse sistema, é sempre melhor pensar sua viabilidade junto a construção da casa, uma vez que a automação implicará em mudanças na parte elétrica.

E se a casa já estiver pronta, é possível sim automatiza-la. Pequenas reformas e alterações elétricas são o necessário para uma casa mais inteligente, as alterações dependem da tecnologia escolhida, tamanho da residência e que instalações já existem nela.

Claro que devemos ser realistas, levando em consideração que o custo da instalação ainda é alto, dependendo do grau de integração desejado, ou seja, o nível de controle que o usuário deseja ter.

Hoje em dia, os sistemas costumam variar de 3 a 5% do valor da residência. Mas por mais que o valor pareça alto, vale a pena colocar na ponta do lápis a economia que a domótica pode trazer a longo prazo, a diminuição de manutenção dos aparelhos e a sustentabilidade gerada por uma casa inteligente.

Além disso, a valorização do imóvel pela automação ainda é um importante diferencial.

E se você quer uma casa mais conectada, gastando menos é possível! Para controlar pelo seu celular os dispositivos eletrônicos que já existentes na sua casa, há programas que custam menos R$100,00.

A tendência é que a automação logo será um item presente em todas as residências, em diferentes níveis. As casas do futuro estão a cada dia mais próximas da nossa realidade.

E você, o que automatizaria na sua residência?


Texto feito pelo Studio 408


Publicado por Bem Casados
em 08 de Maio de 2019

NOSSO APLICATIVO JÁ ESTÁ
QUASE PRONTO, FIQUE LIGADO!

Baixe e ganhe brindes, descontos e muito mais!