Casa e decoração

15 de Janeiro de 2019

Qual a cor certa para o seu ambiente?


Qual a cor certa para o seu ambiente?

O novo ano chegou, oferecendo novas possibilidades, desejos oportunidades e claro, tendências. A cada ano somos apresentados a inúmeras cores, formas e texturas com a capacidade de trazer vida aos nossos ambientes. E com tanta informação e variedade não é difícil sentir dúvida na hora de fazer escolhas para aquele cantinho especial da casa. Por isso, hoje queremos falar um pouco mais sobre o significado carregado por cada cor, mas já alertamos, não existem um tom certo, a melhor escolha é aquela que combina com seu estilo.

Você já ouviu falar na Psicologia das Cores? Um estudo que mostra como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações e como elas podem nos estimular. Há, por exemplo, cores que agitam, alegram, acalmam e até entristecem. Um grande exemplo do poder empregado pelas cores é a Living Coral, escolhida como a cor do ano 2019 pela empresa Pantone. Um tom claro, que consegue carregar suavidade e energia ao mesmo tempo. Pantone afirma que a cor busca estimular intimidade, experiências autenticas e o otimismo que se faz tão necessário nos dias de hoje.

Separamos algumas das ligações entre as cores e suas sensações, para diminuir suas dúvidas na hora de escolher os tons de ambientes, móveis ou decoração.

Vermelho: É uma cor que se destaca visualmente, sendo rapidamente distinguida pelos olhos. Nos remete a lembranças de amor, paixão e prazer, tornando o ambiente extremamente alegre e juvenil quando usado nos pontos certos.

Amarelo: Esta cor é uma ótima influência psicológica, já que possui relação com a luz, claridade e bom humor. Uma boa opção para os ambientes onde precisamos estimular a criatividade, por exemplo.

Azul: Participa do grupo de tons frios, por isso, quando usada em grandes superfícies pode trazer frieza para o ambiente. Por outro lado, é uma cor que nos remete a tranquilidade, pureza, inocência, lembra o céu e seus mistérios, podendo inspirar a paz interior.

Verde: O verde absoluto é a cor mais calma que existe, pois encontramos ela em abundância na natureza. Tranquila e confortante, equilibra as emoções.

As possibilidades são enormes, aplicá-las e combiná-las da forma correta é o que realmente transforma o ambiente, priorize as cores que mais combinem com a sua essência, desta forma você não errará na escolha.

“No momento meu espírito está inteiramente tomado pelas leis das cores. Ah, se elas nos tivessem sido ensinadas na juventude!” Van Gogh

Referência Bibliográfica: MANCUSO, Clarice – Arquitetura de interiores e decoração; A arte de viver bem. 9° edição – Porto alegre: Sulina, 2013.

Matéria e Projeto: Studio 408 – Arquitetura e Interiores, Arquitetura de Eventos

Fotos: Ana Carolina Minella


Publicado por
em 15 de Janeiro de 2019

NOSSO APLICATIVO JÁ ESTÁ
QUASE PRONTO, FIQUE LIGADO!

Baixe e ganhe brindes, descontos e muito mais!